domingo, 4 de novembro de 2012

Feira Noise Festival 2012, 03/10/2012


Estive presente no encerramento do Feira Noise Festival 2012, no dia 03 de outubro. A proposta do evento é divulgar a cultura alternativa da cidade de Feira de Santana e região, com um enfoque especial para a música, embora outras formas de expressão artística também tenham sido contempladas, como a dança e as artes plásticas.
Sempre acreditei que exista na Bahia muito mais coisas interessantes a se contemplar do que o que a mídia insiste em nos "empurrar goela abaixo". O que falta é divulgação, e se esta não é feita pelos veículos midiáticos convencionais, resta então a via alternativa. Daí a importância de eventos que constituam portas para que gente talentosa, porém "solenemente" desconhecida se mostrem, bem como sua arte.
Bem, no dia em que estive presente, predominou o rock 'n roll. Dos grupos que lá se apresentaram, na arena do Centro de Cultura Amélio Amorim, apesar da chuva forte que caiu e ameaçou "desandar" tudo, destaco três que me chamaram especialmente a atenção, dois daqui de Feira de Santana e um da bela cidade de Paulo Afonso. Juntamente com a minhas impressões pessoais do som dos caras, posto vídeos contendo canções deles, não de gravações do referido festival, uma vez que nenhuma postagem referente ainda foi efetuada.


1. Igor Gnomo Group

Este grupo, originário da cidade de Paulo Afonso, apresenta um som amalgamado no fusion ou jazz-rock, com influências do blues e da música brasileira de raíz. Totalmente instrumental, a guitarra "falante" de Igor Gnomo, juntamente com uma banda afinadíssima, nos brindou com canções autorais sensacionais, além de versões inusitadíssimas de Jackson do Pandeiro (Canto da Ema) e de Milton Nascimento (Vera Cruz). Valeu muito a pena conhecer o som desses caras!

Igor Gnomo - Giselle (album "Nordestino")


2. Tangerina Jones

O som desse jovem e talentoso grupo daqui de Feira de Santana, nitidamente bebe da fonte do rock de bandas setentistas como Small Faces e Rolling Stones. Eles apresentaram um trabalho totalmente autoral, com canções muito bem executadas instrumentalmente e com uma performance competente do vocalista Hebert Almeida. Dentre os destaques, está a canção Crapton (vide postagem abaixo), uma das últimas a serem executadas no show.

Tangerina Jones - Crapton



3. Clube de Patifes

Grupo pioneiro na cena blues de Feira de Santana, nesse show, esses caras apresentaram um repertório totalmente repaginado numa roupagem acústica, com três violões e a percussão de Gabriel Ferreira, e surpreenderam. Além de canções autorais, como Mulher de Repente e Vela, constaram versões bem inusitadas de Assum Preto (Luíz Gonzaga/ Humberto Teixeira) e Eu Só Quero Um Xodó (Dominguinhos/ Anastácia), com uma roupagem blues, obviamente. Grande show!

Clube de Patifes - Mulher de Repente

henrique magalhães
todos os direitos reservados




Nenhum comentário: